terça-feira, 19 de março de 2013

Manipula direito, pô!



Em 7 dias conheceremos o vencedor do BBB 13. Com pouca repercussão, essa edição ficou mais marcada pela desastrosa “piada” do ex-vencedor Dhomini, alegando ter cometido uma violência contra um cachorro. Sem um grande duelo de personalidades, a edição só pode se sustentar no duelo de casais estabelecido nessa reta final e que, de certa forma, terminará hoje com a separação dos emparedados André e Fernanda. No entanto algo realmente curioso pulou na extensão da TV para o programa: a internet. Mais precisamente, no twitter. Um perfil intitulado @fraudebbb resolveu expor todas as manipulações de BBBs antigos e previsões (espantosamente detalhadas e corretas) da atual edição. Por exemplo, anunciou com horas de antecendência a liderança de Nasser, conquistada domingo.


Segundo o ser onisciente e anônimo, Fernanda será a vencedora da edição, numa final contra Nasser. De fato, Fernanda, antes conhecida como a “Barbie que se barbeia”, obtém a preferência tanto em minhas pesquisas informais como em sites especializados, tendo alta preferência e baixíssima rejeição e mostrando ótima evolução na construção do seu personagem, embora tudo fique questionável se até os número das votações já são conhecidos pelo “fraudeBBB”.  Diferente do reality da concorrente, A Fazenda, o BBB nunca anunciou empresa alguma de auditoria. A dúvida sempre existiu. Se não for dessa forma, a direção encontra outros meio de fazer seu desejo valer, como já foi argumentado em outro post do Bloggezinho.  Ou seja, o que isso muda: praticamente nada. A credibilidade do programa já está mais que enterrada.


O que vale é apenas o entretenimento, então vamos a ele. BBB 13 falhou. Como dito anteriormente, faltou um verdadeiro duelo de personalidades. Faltou uma narrativa mais apaixonante. Em 2011 nos perguntávamos a cada quarta e sábado o que Maria e Daniel iriam aprontar ou qual seria o próximo absurdo de Gago e Paulinha. Maria, entre o filé mignon e o filé miau foi uma trama que forneceu material de começo, meio e fim. Pensando naquela edição fica bem claro o que faltou na atual. Além de suspense em uma história empática, esqueceram de algo fundamental para qualquer reality show: alguém para odiarmos. Os participantes que ainda estão na casa são calmos, ponderados e sensatos. Até a última eliminada Fani. Ela teve um início conturbado. No entanto, ficou mais equilibrada, após desfrutar dos privilégios da casa grande.

Kamilla gerou grande rejeição, mas não criava um contraponto forte o suficiente. Tinha momentos de doçura e lealdade. Yuri poderia ter sido o vilão da temporada.  Sendo assim, a Globo deu um tiro no próprio pé, pois @fraudeBBB diz que a mesma manipulou o resultado no paredão que eliminou o desbocado participante. No que parece ser a última edição de Boninho, faltou maior cuidado narrativo. Se é para manipular, pelo menos manipula direito, pô!


E nessa ausência de tramas, André sairá hoje com 71% dos votos, segundo @fraudeBBB.  E digo mais: Andressa não será a líder. Será a próxima eliminada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário